Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Casa da Cultura em Domingos Martins

Casa da Cultura - Fonte: Prefeitura Municipal de Domingos Martins - PMDM

Casa da Cultura de Domingos Martins foi a primeira do Espírito Santo. O acervo inclui documentos, fotografias, utensílios, cartas e jornais antigos que contam a história da colonização alemã na região, cujos descendentes hoje, representam 70% da população local.

“Até a Segunda Guerra Mundial, a cultura alemã na cidade era muito viva. Mas durante o período de guerra, os alemães estabelecidos na região foram perseguidos. Nessa época, era proibido até falar o idioma. Quem tentava usar a ‘língua mãe’ para se comunicar sofria represálias. Durante esse período, a cultura alemã no município praticamente desapareceu.”

Na década de 70, quando Joel Velten percebeu que as tradições dos primeiros colonizadores estavam se perdendo, resolveu, junto com o pesquisador Roberto Kautsky, resgatar essa história. Eles percorreram o município todo atrás de informações e qualquer coisa que pudesse fazer parte do acervo.

A Casa da Cultura de Domingos Martins foi inaugurada em 17 de dezembro de 1983 e abriga o Museu Histórico do município. Foi a primeira do Estado do Espírito Santo e ocupa uma edificação construída em 1915 pelo Sr. Augusto Schwambach para residência de sua família. Posteriormente foi instalada no imóvel a sede do Fórum e mais tarde a Loja Maçônica. A edificação foi doada ao município pelo Governo do Estado em 1981 e dois anos depois foi inaugurada pelo então prefeito Moacir da Silva Vargas como espaço cultural para a cidade.

Datas históricas:

11/11/81 – Prefeito Elias Paganini encaminha ofício ao Governado do Estado do Espírito Santo pleiteando a doação de imóvel para a criação da Casa da Cultura;

13/05/82 – Governador Eurico Vieira de Rezende sanciona Lei nº 3.465/82 que autoriza a doação;

08/08/83 – Prefeito Moacir da Silva Vargas sanciona Lei nº 913/83 que cria a Casa da Cultura;

17/12/83 – Inaugurada a Casa da Cultura de Domingos Martins;

13/12/85 – Imóvel tombado como Patrimônio Histórico e Artístico pelo Conselho Estadual de Cultura.

Em 1983, o prédio, onde hoje está a Casa da Cultura, foi restaurado. A Igreja Luterana existe há 142 anos. Foi o primeiro templo evangélico adornado com torre no Brasil. Na época do império, o artigo 5º da Carta Magna proibia a construção de torres em igrejas que não fossem católicas. Mas os luteranos de Domingos Martins desobedeceram a lei e construíram a torre.

A Casa da Cultura de Domingos Martins fica na Av. Presidente Vargas, funciona de terça a domingo de 9 às 12 e de 13 às 17 horas.

 

Fonte: Jornal A Gazeta e Prefeitura Municipal de Domingos Martins

Cidades do ES

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas: esse parque tem 3.500 hectares e 25 quilômetros de praia, além de diversos ecossitemas, como manguezal, restinga e alagados, e espécies ameaçadas de extinção 

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Ano de 1596 - Por Basílio Daemon

A origem do nome dado da cidade de São Mateus é do Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo