Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Lave a alma nas cachoeiras

O turismo na Região do Caparaó capixaba despontou depois que a portaria de acesso ao Pico da Bandeira, no município de Dores do Rio Preto, foi aberta em 1997 (existe, também, uma do lado mineiro).

De lá para cá, quem visita o lugar se encanta, também, com os municípios do entorno, que vêm trabalhando para oferecer boa infra-estrutura para os aventureiros. Parece que conseguiram, pois o número de visitantes aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Hoje, os hóspedes são recebidos pelo sistema “Cama e Café”, onde o turista dorme e se alimenta em casas de proprietários rurais. Mas também já existem várias pousadas, desde as mais rústicas até as mais confortáveis, com detalhes mais requintados. Atualmente, já dá, por exemplo, para apreciar a natureza ouvindo o com de um piano. Onde? Em Pedra Menina.

E a natureza da região, acredite, não deixa a desejar. O local abriga cascatas, com mais de 80 metros de altura, ou córregos, na verdade pequenos filetes de água que surgem com maior intensidade nos tempos de chuva. Resumindo: é impossível fugir das nascentes. E pra quê? O melhor é encarar o frio e mergulhar de cabeça nessa aventura.

Em Ibitirama, por exemplo, o rio vai ziguezagueando pelas pedras, formando um belo cenário, algumas parecem que foram lapidadas à mão. Já as águas dos poços verdes parecem desenhar a comunidade de Pedra Roxa. Tudo bem, o maior desafio é se banhar, afinal é frio de “bater os dentes”. Mas, encare, afinal, estar na região é uma ótima oportunidade para lavar a alma.

 

Fonte: Jornal A GAZETA de 17/06/2007
Foto: Andressa Alcoforado
Conpilado por Walter de Aguiar Filho em 23/02/2011

Cidades do ES

Aldeia de Reritiba - Heribaldo L. Balestrero

Aldeia de Reritiba - Heribaldo L. Balestrero

O padre Anchieta deu começo à povoação “na rampa de uma montanha defronte de um rio que os índios denominavam Iriritiba

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Ano de 1596 - Por Basílio Daemon

A origem do nome dado da cidade de São Mateus é do Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo