Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Paul

Paul - Fonte: Acervo Tuffy Nader

A palavra paul significa brejo ou pântano. Paul era, portanto, um lugar pantanoso antes de ser saneado. Esse bairro teve muita importância para o crescimento urbano do município de Vila Velha. No cais de Paul atracavam embarcações que atravessavam a baía de Vitória transportando mercadorias e pessoas. Dali até a cidade de Vila Velha funcionavam os bondes elétricos. Nesse tempo ainda não havia o transporte por ônibus.

A linha de bonde foi inaugurada pelo governo do Estado em 1912. Foi obra de Jerônimo Monteiro, que governou e Espírito Santo de 1908 a 1912. A linha ia de Paul até a cidade de Vila Velha, passando por Aribiri. Foi o bonde que contribuiu para aumentar o povoamento das localidades por ele servidas. O preço da passagem era barato, podendo ser pago por todos.

Durante cinqüenta anos os moradores de Vila Velha dependeram do bonde para seu transporte diário. O bonde fazia o papel que faz o ônibus hoje em dia.

Paul é um bairro residencial e comercial. Na parte junto à baía de Vitória fica seu cais, com grande movimento de atracação de navios.

 

Fonte: Vila Velha: Nosso Município
Autores: Luiz Guilherme Santos Neves/ Léa Brígida Rocha de Alvarenga Rosa/ Renato José Costa Pacheco
Vitória – 2003



GALERIA:

📷
📷


Vila Velha

Átyla Freitas Lima

Átyla Freitas Lima

Sempre nutri vontade de divulgar os atos pitorescos que se passaram em Vila Velha, na época de nossa infância. Agora lendo em “A Gazeta” um artigo do meu amigo José Luzio, em que ele focaliza um desses fatos ocorridos como o nosso inesquecível “Demi Malcriado”, resolvi por em prática este meu desejo.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Estatuto do Clube dos 40 – Parte I

O Clube dos 40, fundado em 08 de fevereiro de 1939, nesta cidade de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo

Ver Artigo
Estatuto do Clube dos 40 – Parte II

O Clube será administrado e dirigido por uma Reitoria composta de cinco membros seguintes 

Ver Artigo
Carnaval antigo de Vila Velha

O Carnaval de Vila Velha também tem a sua tradição. Logo no seu início as mulheres não se fantasiavam, porém os homens caprichavam para apresentar fantasias caras ou extravagantes

Ver Artigo
Primeiras escolas de Vila Velha

Junto à pedra do Cruzeiro, na Prainha, onde hoje temos a guarita da Marinha, está o casarão que abrigou a Escola Pública da antiga rua São Bento. Localizada na orla da Prainha, ficava a Escola Pública para meninos. A casa foi demolida por volta de 1920 pelo prefeito Antônio Athayde, na execução das primeiras obras de urbanização da cidade. Tratava-se da sala da residência do professor.

Ver Artigo