Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Pontal do Ipiranga: lendas

Entardecer em Pontal do Ipiranga, 2006

O balneário de Pontal do Ipiranga, em Linhares, norte do ES, está cheio de histórias e mistérios. Veja alguns mais famosos:

Lenda do Caju

Os frutos dos cajueiros de Pontal do Ipiranga, segundo moradores antigos da região, são bastante procurados por homens. O motivo? Dizem que são afrodisíacos.

Moradores do local explicam, ainda, que por serem os cajueiros muito baixinhos, apesar de terem avantajadas copas, as castanhas dos frutos se acoplam à terra e ficam energizados.

Lenda do rio

Quando o sol se põe, os seus raios dourados se espalham por Pontal do Ipiranga. Depois que se recolhe, surge a lua, majestosa.

Diz a lenda que, em noite de lua cheia, à meia-noite, aquele que beber três vezes sete goles da água do rio Ipiranga, dourada como o sol e prateada como a lua, encontrará pepitas de ouro ou de prata em suas margens.

Lenda do Cambucá

Em Pontal do Ipiranga existem em abundância os cambucazeiros. A frutinha, considerada deliciosa, de verde fica amarela e depois, vermelha.

Se saboreada verde, a moça fica solteirona; quando amarela, a moça arranja logo um namorado; e, quando vermelha, é certo que vai dar casamento, pois o rapaz ao beijar a moça apaixona-se por causa do sabor da fruta nos lábios.

Lenda da tartaruga

Nas noites escuras, um casal de tartarugas trilha sobre a úmida areia da praia de Pontal do Ipiranga. Durante a caminhada, diz: “Tão bom seria se nós pudéssemos chegar ao fim desta jornada sem sermos perturbados pelo homem, nosso maior inimigo.”

No final da areia, o casal para e cava um enorme buraco, onde a fêmea deposita os ovos.

E destaca: “Agora, podemos morrer, pois já realizamos nosso sonho. Nascerão aqui os nossos filhotes para continuarem a nossa espécie.”

Caçadores e pescadores contam que, quem for a praia, à noite, perceberá vultos rastejantes dirigindo-se para o mar. São tartarugas que já morreram.

 

Fonte: A Tribuna (05/04/2009)

LINKS RELACIONADOS:

  Linhares 

Matérias Especiais

O Taumaturgo - Elmo Elton

O Taumaturgo - Elmo Elton

Sonetos escritos quando da beatificação do Padre José de Anchieta, em junho de 1980

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

As precursoras de uma literatura feita por mulheres no ES

Francisco Aurélio Ribeiro comprova em seu livro, A Literatura do Espírito Santo, que no final do século passado a tônica era machista. As mulheres podiam fazer versos, desde que não os publicassem...

Ver Artigo
As revolucionárias nos anos 30 - Por Francisco Aurélio Ribeiro

Maria Stella de Novaes (1894-1990) e Haydée Nicolussi (1905-1970) são da mesma geração e foram revolucionárias de seu tempo, cada uma a sua maneira

Ver Artigo
Gabriel Bittencourt e a Historiografia Espírito-Santense - Por Marcello de Ipanema Cybelle de Ipanema

Prefácio do livro de Gabriel Bittencourt escrito em 1989. Uma incrível visão da cultura regional atualizadíssima. Parabéns Marcello de Ipanema e Cybelle de Ipanema

Ver Artigo
Dr. Luiz Buaiz - Ícone da medicina

Dr. Saulo Ribeiro do Val, ginecologista e obstetra, apresenta Luiz Buaiz como um ícone da Medicina, em Vitória

Ver Artigo
Abastecimento de água em Vitória – Por Areobaldo Lellis Horta

Além desse chafariz, existiam ainda os do Largo de Santa Luzia, em frente ao atual Ginásio São Vicente

Ver Artigo