Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Américo Bernardes da Silveira

Américo Bernardes da Silveira foi prefeito de Vila Velha entre 1977 e 1982

Américo Bernardes da Silveira foi prefeito de Vila Velha entre 1977 e 1982, em segundo mandato. Consta que herdou uma grande dívida junto ao sistema financeiro da habitação, da qual conseguiu honrar pouco mais da metade, graças às altas taxas de juros e à correção monetária do conhecido período inflacionário brasileiro.

Segundo o seu secretário de urbanismo, o engenheiro Luiz Carlos da Silveira Novais, por falhas de contrato e fiscalização, coube à prefeitura drenar e pavimentar vários conjuntos habitacionais, como os de Santos Dumont, Guaranhus, Novo México, Jardim Guadalajara e Araçás, obras que não estavam nas previsões de gastos da prefeitura por entender-se que seriam da competência dos construtores dos conjuntos residenciais.

Mesmo assim, com rara eficiência, realizou uma das mais profícuas administrações de âmbito social implantando ensino inteiramente gratuito para todos os jovens que cursavam o primeiro grau. Cita o engenheiro Luiz Carlos Novais que, segundo parecer da UFES, Vila Velha foi o município que melhor remunerou o magistério.

No campo da saúde pública, cumpriu eficiente programa de assistência médica, além de ter colocado um trailler médico-odontológico percorrendo as regiões mais carentes.

Urbanizou a Praia da Costa com a construção de calçadão desde a praia da Sereia até a avenida Champagnat, e posterior calçamento até o pontal de Itapuã.

Fonte: Vila Velha - Onde começou o ES
Autor: Jair Santos

LINKS RELACIONADOS:


>> Governantes do ES  
 
Praia da Costa - década de 80  



GALERIA:

📷
📷


Personalidades Capixabas

Gente de Cachoeiro: Samuel Levy

Gente de Cachoeiro: Samuel Levy

Seu túmulo no cemitério local, ostenta uma grande cruz, em cuja lápide está registrada a gratidão de sua filha Carly

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Importância da Mulher na História de Espírito Santo

A História revela que a mulher, sempre foi discriminada em todas as épocas e o seu papel na sociedade nem sempre foi considerado preponderante e fundamental

Ver Artigo
Augusto Ruschi

Na natureza tudo e todos são interdependentes; assim, a sobrevivência de todas as espécies, inclusive o homem, só pode ser conseguida através do entendimento desta interdependência

Ver Artigo
Levino Fanzeres - Um Modesto Centenário

É de sua autoria a célebre Partida de Araribóia, quadro adquirido pelo governo do Estado para a Assembléia Legislativa

Ver Artigo
Uma festa para Hermógenes – Por Berredo de Menezes

Hermógenes recebe merecidamente, o galardão de presidente de honra da Comissão Espírito-santense de Folclore

Ver Artigo
Marcílio Toledo Machado

Meu pai disse para meu irmão mais velho quando nasceu o seu primeiro filho: "Agora sim, você vai ter uma idéia de quanto gosto de você"

Ver Artigo