Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do ES
A Polícia Militar do Espírito Santo é uma das mais eficientes do Brasil; modelou-se pela de São Paulo. Também o é assim o Corpo de Bombeiros de Vitória, composto de homens compenetrados de seus deveres. Sua eficiência está bastante comprovada.
Pronto imediato, diligente, o Corpo de Bombeiros de Vitória é também justamente reputado um dos mais perfeitos do Brasil. Eles são chamados a atuar com absoluta confiança. Também assim acontece com a Guarda Civil da Capital do Espírito Santo: Zelosa, cumpridora dos seus deveres, bem apresentada em uniformes modernos a exemplo da Inspetoria da terra bandeirante, composta de homens instruídos e selecionados dentre os mais fortes fisicamente.
A Inspetoria de Veículos acha-se à Rua Graciano Neves, numa dependência anexa à Policia Civil. Ela presta, convenientemente seu concurso a coletividade capixaba zelando pela tranqüilidade pública, fiscalizando o trânsito, colaborando com as demais corporações subordinadas ao mesmo departamento da Administração.
É atual comandante da Força Pública do Espírito Santo o Capitão do Exército Carlos Marciano de Medeiros, um dos maiores incentivadores de Educação Física no Estado.
Desde a sua organização o Corpo de Bombeiros se acha instalado em um Quartel provisório, nos fundos do Quartel da Força Pública, no Parque Moscoso, em local que atende a toda cidade, com presteza, promovendo eficientemente, os socorros, chegando rápido aos lugares dos sinistros, por habilidade própria e também por sua colocação no Centro da cidade, ponto mais sujeito a incêndios e de maiores riscos econômicos.
Fonte: Revista Annuário do Espírito Santo, 1937
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2017
Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576
Ver ArtigoA obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro
Ver ArtigoPara prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda
Ver ArtigoNo final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações
Ver ArtigoO nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto...
Ver Artigo