Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Detalhes da administração do segundo Vasco

Luiza Grinalda, esposa de Vasco Fernandes Coutinho filho. - Obra em exposição na Casa da Memória de Vila Velha-ES

Preocupado com o desenvolvimento do senhorio, Vasco Coutinho (filho) fez uma revisão na distribuição das terras, passando a novas mãos aquelas cujos sesmeiros tinham morrido ou as haviam deixado no abandono.(7)

Não há notícias de ataques dos europeus durante o governo do segundo donatário.(8) Os autóctones, em 1568, ameaçaram a paz da capitania, mas a presença de Mem de Sá a tornou “mais pasifiqua que nunqua”.(9)

Sobreveio, ao que tudo indica, um período de entendimento e respeito mútuo entre as duas comunidades. Também o ambiente social melhorou, propiciando trabalho mais produtivo, sem as constantes questiúnculas de outrora.

Inspirado pelo sermão de um pregador jesuíta, Vasco Fernandes Coutinho (filho) extirpou o jogo da terra.(10) Era vício que mais contendas provocava no seio da população branca.(11)

 

NOTAS

(7) - F. A. RUBIM, Memórias para Servir, 6; Rubim, Memórias, 222.

(8) - As informações que ficaram das visitas inamistosas que, em 1581 e 1582, franceses e ingleses, respectivamente, fizeram à capitania não são de molde a permitir que as consideremos perigosas à segurança da terra.

– Na carta escrita do Espírito Santo a vinte e sete de julho de 1565, o padre PEDRO DA COSTA informava para Lisboa: “mas sei que algumas cousas se fizeram de mui louvor de Noso Senhor, como foi ajuntar huma grande esmolla, em comparação da pobreza da terra, para tirar huns homens de hum navio que se perdeo na costa que hos contrarios tinham cativos” (Cartas, IV, 267). Aquele contrários seria sinônimo de franceses.

(9) - “Por me vir novas que o gentio da capitania do espirito santo estaua allevantado e tinha mortos muitos branquos foj necesarjo hillo socorer e fuj com pareçer dos capitães e moradores da terra / e deixar por capitão da dita çidade do Rjo de Janeiro a saluador corea de saa meu sobrinho o qual inda agora sostento á minha custa e chegando a dita capitania em muj breue tempo asoseguei o gentio que quis pazes e os que a não quiserão forão castigados e mortos muitos e os que escaparão se forão da terra e fiquou ella mais pasifiqua que nunqua ho que tudo fiz a minha custaa” (Instrumento, 136).

(10) - LEITE, HCJB, I, 217.

(11) - O jogo – principalmente o de cartas – será instrumento ativo de deterioração social pelos séculos a fora. O Santo Ofício, página triste da história ibero-americana, através das Denunciações e Confissões, recolheu material que permite avaliar a profundidade do vício em todas as camadas sociais da colônia. Jogava-se “a cartela e o truque – este ainda usado nos sertões de Minas e Bahia” (WETZEL, Mem de Sá, 36). Em 1550, a alfândega da cidade do Salvador apreendeu um barril com 474 baralhos (DH, XIII, 317).

 

Fonte: História do Estado do Espírito Santo, 3ª edição, Vitória (APEES) - Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Cultura, 2008
Autor: José Teixeira de Oliveira
Compilação: Walter Aguiar Filho, maio/2017

Vasco Fernandes Coutinho

Perfil - Vasco Fernandes Coutinho

Perfil - Vasco Fernandes Coutinho

Em 1º de junho de 1534 foi expedida a carta de doação. O donatário, Vasco Fernandes Coutinho, era um homem da melhor fidalguia. Servira em Goa, na China e na África

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vasco Coutinho volta ao Brasil, ano de 1555

O navio em que Coutinho regressou ao Brasil tocou em Pernambuco e, com certeza, era de sua propriedade

Ver Artigo
Os Donatários - Por Amâncio Pereira

Coube a do Espírito Santo, descoberta em 1525, a Vasco Fernandes Coutinho, conforme a carta régia de 1.º de junho de 1534

Ver Artigo
Pobre Vasco! - Por Francisco Aurélio Ribeiro

Enfim, passa da hora de reabilitar o nome de Vasco F. Coutinho e de lhe fazer justiça

Ver Artigo
Regresso do donatário Vasco Fernandes Coutinho

Talvez o regresso se tivesse verificado em 1547, na frota mencionada na carta de Fernando Álvares de Andrade, ou pouco depois

Ver Artigo
Vasco Fernandes Coutinho Filho e D. Luiza Grimaldi

Concluo, dos nobres que aportaram à Capitania do Espírito Santo, ser ela a de melhor e mais pura linhagem

Ver Artigo