Engenhos de açúcar no ES

O texto abaixo é transcrito do que é considerado o primeiro livro sobre o Brasil. Em 1576, em Lisboa, Pero de Magalhães de Gândavo imprimiu as páginas de sua História da Província de Santa Cruz (um dos primeiros nomes do Brasil) no mesmo local onde foi editado os “Lusíadas”.
“Da Capitania do Espírito Santo.
A capitania do Espírito Santo está a cinqüenta léguas de Porto Seguro em vinte graus da qual é capitão e governador Vasco Fernandes Coutinho. Tem um engenho somente. Tira-se dele o melhor açúcar que há em todo Brasil.
Há dentro da povoação um mosteiro de padres da Companhia de Jesus. Tem um rio muito grande onde os navios entram, no qual se acham mais peixes bois que nenhum outro rio desta costa. No mar junto desta capitania matam grande quantidade de peixes grandes e de toda maneira, e também no mesmo rio há muita abundância deles.
Nesta capitania há muitas terras e muito largas onde os moradores vivem muito abastados assim de mantimentos da terra como de fazendas: e quando se tomou a fortaleza do rio de Janeiro, desta mesma capitania do Espírito Santo sustentarão toda gente e proverão sempre de mantimentos necessários enquanto estiverem na terra os que a defendiam.”
Fonte: Tratado da Província do Brasil, 1576 (livro original)
Autor: Pero de Magalhães de Gândavo
Compilação: Walter de Aguiar Filho, fevereiro/2010
Links Relacionados:
Aristeu Borges de Aguiar comenta rapidamente a situação em Portugal, e, como que vaticinando, diz “o Mundo anda meio atrapalhado, parecendo que caminha para grandes transformações".
Ver ArtigoNo Espírito Santo, como nas demais províncias do Império, o movimento republicano foi pequeno. Em 23 de maio de 1887, foi fundado o primeiro clube republicano do Espírito Santo
Ver ArtigoExpedições às terras capixabas feitas pelo príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied, em “Viagem ao Brasil” (1820), e pelo botânico e naturalista Auguste de Saint-Hilaire, em viagem por aqui em 1818
Ver ArtigoEste é o propósito deste livro. Trata-se, o nome já o diz, de uma coletânea de textos, textos estes da mais diversa natureza: poema épico, ensaios históricos, crônicas, correspondência oficial e particular
Ver ArtigoExaltemos as mulheres de Regência! Diz o noticiário do naufrágio do "Imperial Marinheiro", em 1887
Ver Artigo