Figueiredo cria hoje a reserva de Comboios - 1984
Brasília — O presidente João Figueiredo assina hoje, em solenidade no Palácio do Planalto, os decretos de criação do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, da Reserva Biológica em Comboios, no Espírito Santo, e da Floresta do Jamari, em Rondônia.
Com a criação dessas unidades aumenta em 34 mil 640 hectares a área preservada em caráter permanente no Brasil (atualmente de 11 milha), e em 215 milha a destinada ao manejo sustentado, através de florestas nacionais (854 milha).
O Parque Nacional da Serra do Cipó tem uma área de 33 mil 800 hectares, localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte — nos municípios mineiros de Jaboticatubas, Santa do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.
A proteção da tartaruga marinha é o principal objetivo da Reserva Biológica de Comboios, que ocupará uma estreita faixa do litoral norte do Espírito Santo, com área total de 840 hectares. Além das tartarugas, a reserva garantirá também, pela primeira vez, no Brasil, a proteção de uma mostra do ecossistema de restinga, formação vegetal que cobria extensas áreas do litoral Sudeste brasileiro e está hoje restrita a algumas manchas nos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A Floresta Nacional do Jamari, Rondônia, tem 215 mil hectares e faz parte do plano integrado do Ministério da Agricultura para o desenvolvimento do Polonoroeste. Destaca-se na área a existência de espécies florestais altamente comercializáveis e de alto valor econômico, como a castanheira, a maçaranduba, o louro rosa, o cedro rosa e a seringueira.
Fonte: A Gazeta, Vitória – ES, 25/09/1984
Arquivo: Instituto Jones dos Santos Neves
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2018
Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576
Ver ArtigoA obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro
Ver ArtigoPara prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda
Ver ArtigoNo final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações
Ver ArtigoO nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto...
Ver Artigo