Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Franceses no porto de Vitória, 1558

Navio Francês, foto meramente ilustrativa.

Em 1558, além dos silvícolas, que jamais deixaram de ser uma ameaça constante para os brancos, surgiu no porto de Vitória uma nau francesa. Vinha “resgatar e contratar com os portugueses”. Estes, temerosos de um desembarque, mandaram “Simão Azeredo e mestre Náo, francês aqui morador e bom homem”, parlamentar a bordo. De tal maneira exageraram o poderio da terra que os visitantes rumaram para o sul, indo ancorar em Itapemirim,(13) onde pretendiam carregar a embarcação de pau-brasil. Ali, Maracaiaguaçu deu-lhes combate, aprisionando vinte deles, além de “duas chalupas huma ferraria e muyto resgate e roupas”.(14)

Maracaiaguaçu e a colaboração de sua gente

Os bons entendimentos que presidiam às relações entre os colonos e a gente de Gato Grande provocaram o interesse de um irmão deste, de apelido Cão Grande, que “se mudó de su tierra para Goaraparí”.(15)

Maracaiaguaçu, efetivamente, gozava do maior prestígio junto a Vasco Coutinho e aos jesuítas. Quando do enterro de seu filho Sebastião de Lemos,(16) “con gran ponpa y solenidad”, presentes o donatário “con toda la demás gente de la tierra” e o “padre Vicario”, celebraram-se exéquias especiais. Dias depois do sepultamento, houve “um ofício cantado”, assistido pelo capitão, que fez o chefe temiminó tomar assento entre si e seu filho Vasco Fernandes.(17)

Cedo, quando estudarmos a expulsão dos franceses da Guanabara, veremos alguns dos bons resultados produzidos pelo congraçamento.

 

NOTAS

(13) - “Itapé-mirim, a laje pequena, a lajinha” (SAMPAIO, O Tupi, 234).

(14) - “Chegando à nao, os Franceses lhe derão seguro e éntrarão e dormirão lá aquella noyte. Informando-se os Franceses da villa e gente, de hum homem lhe faziam 100, de hum barquo muytos, de quatro canoas quatrocentas, de hum Padre dous mosteyros, finalmente que ficarão os Franceses atonitos e mais medrosos que os Portugueses, e a noyte, segundo parece, lhe parecia muyto grande, porque tanto que amanheceo levarão anchora estando aynda os da villa dentro na nao” (SÁ [?], Cartas, III, 21).

(15) - PIRES, Cartas, II, 376. – “Guarápari, a garça manca, ou de perna quebrada” (SAMPAIO, O Tupi, 209).

(16) - Que recebeu o batismo e se casou aos vinte de janeiro de 1557, tendo por padrinhos Duarte de Lemos, Bernaldo Pimenta e André Serrão (apud PIRES, Cartas, II, 372). Registre-se, pois, a presença de Duarte de Lemos na capitania nesse ano.

(17) - PIRES, Cartas, II, 374.

 

Fonte: História do Estado do Espírito Santo, 3ª edição, Vitória (APEES) - Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Cultura, 2008
Autor: José Teixeira de Oliveira
Compilação: Walter Aguiar Filho, maio/2017

Vasco Fernandes Coutinho

Pessimismo de Mem de Sá para com Vasco Coutinho

Pessimismo de Mem de Sá para com Vasco Coutinho

O governador geral já tinha elementos para julgar a situação do senhorio de Vasco Coutinho e não vacilou em transmitir seu ponto de vista ao soberano

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vasco Coutinho volta ao Brasil, ano de 1555

O navio em que Coutinho regressou ao Brasil tocou em Pernambuco e, com certeza, era de sua propriedade

Ver Artigo
Os Donatários - Por Amâncio Pereira

Coube a do Espírito Santo, descoberta em 1525, a Vasco Fernandes Coutinho, conforme a carta régia de 1.º de junho de 1534

Ver Artigo
Pobre Vasco! - Por Francisco Aurélio Ribeiro

Enfim, passa da hora de reabilitar o nome de Vasco F. Coutinho e de lhe fazer justiça

Ver Artigo
Regresso do donatário Vasco Fernandes Coutinho

Talvez o regresso se tivesse verificado em 1547, na frota mencionada na carta de Fernando Álvares de Andrade, ou pouco depois

Ver Artigo
Vasco Fernandes Coutinho Filho e D. Luiza Grimaldi

Concluo, dos nobres que aportaram à Capitania do Espírito Santo, ser ela a de melhor e mais pura linhagem

Ver Artigo