Gente é para brilhar – Por Edileuza Penha de Souza
Batizada como Rosilda Brito Falcão, logo cedo, com o casamento, tornou-se Rosilda Falcão dos Anjos. Mesmo não estando mais casada, o "dos Anjos" já está incorporado e seus amigos afirmam: "Rosilda é um anjo", ou "Ela é dos anjos"!
Nascida e permanecida em Santo Antônio, de onde apenas mudou de uma rua para outra, vive na pomposa Rua Padre Emílio Miotti, a popular "Rua da Rosilda", onde, cercada de plantas com perfumes maravilhosos, ela aprecia de sua varanda a montanha, a mata e o mar, num cenário de não deixar dúvida de que "viver é ver Vitória".
Da infância e adolescência, ela lembra fatos engraçados que vivenciou na Escola Alberto de Almeida, onde, junto com Fernando Tatagiba, Amylton de Almeida e tantos outros, encenou inesquecíveis peças de teatro apresentadas pelo Borges, locutor da Rádio Espírito Santo; brincadeiras de roda; músicas de congo... Os colegas e professoras, como Dona Janilda e Dona Nivaldina, são lembrados com carinho e saudade de um tempo magnífico, quando as festas juninas de Santo Antônio, as procissões, catecismo e cinema proporcionados pelos padres pavonianos uniam todos os moradores.
Foi numa dessas sessões de cinema após o catecismo que Rosilda conheceu o primeiro ídolo, Charles Chaplin.
Hoje, entristecida com tantas crianças nas ruas, sem ter onde morar e a quem recorrer, angustiada por ver pessoas morrendo de fome, sem casa, sem terra e sem trabalho, seu maior sonho "é poder ver um dia todo mundo sentado em volta de uma imensa mesa farta deixada por Deus, a que, infelizmente, só alguns poucos têm acesso".
Mulher encantada, cheia de charme e magnetismo pessoal, Rosilda tem a família como o que há de mais importante no mundo. Segunda filha de uma família de sete irmãos, mãe de Sandra, Ana Cláudia, Toninho e Vinicius, e avó de Maria Teresa e João Vitor, Rosilda retira frases de versos e poesias para rechear com arte a felicidade que para ela é a vida.
Trabalhando desde 1992 na comissão do carnaval de Vitória, ela vê cumprida a sua tarefa de pesquisa e produção que, junto com César e Alarico, pôs de volta às ruas da cidade o velho congo, os foliões e inúmeros blocos, entre eles alguns que até então estavam desativados.
Católica, ela agradece a Deus todos os dias o fato de ter nascido e poder apreciar a beleza que a natureza lhe proporciona a cada dia em que, deitada em sua varanda, ouvindo música e/ou lendo um livro, viaja nos arranjos e frases de compositores e autores que buscam uma vida mais humana, sem violência e sem discriminação.
A plenitude que Rosilda encontra no amor, dos amigos, da família, dos discos, livros e plantas, a cada dia em que renasce na ilha, não deixa dúvidas: "Gente é para brilhar".
Fonte: ESCRITOS DE VITÓRIA — Personalidades de Vitória – Volume 15 – Uma publicação da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Vitória-ES, 1996.
Prefeito Municipal - Paulo Hartung
Secretário Municipal de Cultura e Turismo - Jorge Alencar
Sub-secretário Municipal de Cultura e Turismo - Sidnei Louback Rohr
Diretor do Departamento de Cultura - Rogério Borges de Oliveira
Diretora do Departamento de Turismo - Rosemay Bebber Grigatto
Coordenadora do Projeto - Silvia Helena Selvátici
Chefe da Biblioteca Adelpho Poli Monjardim - Lígia Maria Mello Nagato
Bibliotecárias - Elizete Terezinha Caser Rocha e Lourdes Badke Ferreira
Conselho Editorial - Álvaro José Silva, José Valporto Tatagiba, Maria Helena Hees Alves, Renato Pacheco
Revisão - Reinaldo Santos Neves e Miguel Marvilla
Capa - Vitória Propaganda
Editoração Eletrônica - Edson Maltez Heringer
Impressão - Gráfica e Encadernadora Sodré
Autor do texto: Edileuza Penha de Souza
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2018
A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores
Ver ArtigoFoi também a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvida, ela foi um exemplo de mulher pioneira e batalhadora
Ver ArtigoIgnácio Vicente Bermudes, morador de Timbuí, merece especial celebração ao atingir os 100 anos de vida
Ver ArtigoAs manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas
Ver Artigo3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908
Ver Artigo