Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Gente é para brilhar – Por Edileuza Penha de Souza

Rua Padre Emílio Miotti, a popular "Rua da Rosilda" - Google Maps

Batizada como Rosilda Brito Falcão, logo cedo, com o casamento, tornou-se Rosilda Falcão dos Anjos. Mesmo não estando mais casada, o "dos Anjos" já está incorporado e seus amigos afirmam: "Rosilda é um anjo", ou "Ela é dos anjos"!

Nascida e permanecida em Santo Antônio, de onde apenas mudou de uma rua para outra, vive na pomposa Rua Padre Emílio Miotti, a popular "Rua da Rosilda", onde, cercada de plantas com perfumes maravilhosos, ela aprecia de sua varanda a montanha, a mata e o mar, num cenário de não deixar dúvida de que "viver é ver Vitória".

Da infância e adolescência, ela lembra fatos engraçados que vivenciou na Escola Alberto de Almeida, onde, junto com Fernando Tatagiba, Amylton de Almeida e tantos outros, encenou inesquecíveis peças de teatro apresentadas pelo Borges, locutor da Rádio Espírito Santo; brincadeiras de roda; músicas de congo... Os colegas e professoras, como Dona Janilda e Dona Nivaldina, são lembrados com carinho e saudade de um tempo magnífico, quando as festas juninas de Santo Antônio, as procissões, catecismo e cinema proporcionados pelos padres pavonianos uniam todos os moradores.

Foi numa dessas sessões de cinema após o catecismo que Rosilda conheceu o primeiro ídolo, Charles Chaplin.

Hoje, entristecida com tantas crianças nas ruas, sem ter onde morar e a quem recorrer, angustiada por ver pessoas morrendo de fome, sem casa, sem terra e sem trabalho, seu maior sonho "é poder ver um dia todo mundo sentado em volta de uma imensa mesa farta deixada por Deus, a que, infelizmente, só alguns poucos têm acesso".

Mulher encantada, cheia de charme e magnetismo pessoal, Rosilda tem a família como o que há de mais importante no mundo. Segunda filha de uma família de sete irmãos, mãe de Sandra, Ana Cláudia, Toninho e Vinicius, e avó de Maria Teresa e João Vitor, Rosilda retira frases de versos e poesias para rechear com arte a felicidade que para ela é a vida.

Trabalhando desde 1992 na comissão do carnaval de Vitória, ela vê cumprida a sua tarefa de pesquisa e produção que, junto com César e Alarico, pôs de volta às ruas da cidade o velho congo, os foliões e inúmeros blocos, entre eles alguns que até então estavam desativados.

Católica, ela agradece a Deus todos os dias o fato de ter nascido e poder apreciar a beleza que a natureza lhe proporciona a cada dia em que, deitada em sua varanda, ouvindo música e/ou lendo um livro, viaja nos arranjos e frases de compositores e autores que buscam uma vida mais humana, sem violência e sem discriminação.

A plenitude que Rosilda encontra no amor, dos amigos, da família, dos discos, livros e plantas, a cada dia em que renasce na ilha, não deixa dúvidas: "Gente é para brilhar".

 

Fonte: ESCRITOS DE VITÓRIA — Personalidades de Vitória – Volume 15 – Uma publicação da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Vitória-ES, 1996.
Prefeito Municipal - Paulo Hartung
Secretário Municipal de Cultura e Turismo - Jorge Alencar
Sub-secretário Municipal de Cultura e Turismo - Sidnei Louback Rohr
Diretor do Departamento de Cultura - Rogério Borges de Oliveira
Diretora do Departamento de Turismo - Rosemay Bebber Grigatto
Coordenadora do Projeto - Silvia Helena Selvátici
Chefe da Biblioteca Adelpho Poli Monjardim - Lígia Maria Mello Nagato
Bibliotecárias - Elizete Terezinha Caser Rocha e Lourdes Badke Ferreira
Conselho Editorial - Álvaro José Silva, José Valporto Tatagiba, Maria Helena Hees Alves, Renato Pacheco
Revisão - Reinaldo Santos Neves e Miguel Marvilla
Capa - Vitória Propaganda
Editoração Eletrônica - Edson Maltez Heringer
Impressão - Gráfica e Encadernadora Sodré
Autor do texto: Edileuza Penha de Souza
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2018

Personalidades Capixabas

Luísa Grinalda, a primeira Governadora

Luísa Grinalda, a primeira Governadora

Em 1589, com a morte do donatário Vasco Fernandes Coutinho Filho, sucedeu-lhe no Governo da Capitania sua viúva, Dona Luísa Grinalda. O casal não tinha filhos para seguir a linha de sucessão. Dessa maneira, uma mulher herdou o posto e nomeou seu adjunto o Capitão Miguel Azeredo...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Galerias - As 10 mais importantes por Eurípedes Queiroz do Valle

A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores

Ver Artigo
Judith Leão Castello Ribeiro

Foi também a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvida, ela foi um exemplo de mulher pioneira e batalhadora

Ver Artigo
Um Patriarca Nosso - Por Aylton Rocha Bermudes

Ignácio Vicente Bermudes, morador de Timbuí, merece especial celebração ao atingir os 100 anos de vida

Ver Artigo
Dr. João Dukla Borges de Aguiar

As manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas

Ver Artigo
Desembargadores - Os 10 mais antigos

3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908

Ver Artigo