Lembranças, Presentes e Souvenires do ES - Os 10 mais curiosos (1971)
1) Os Bombons “Garoto”. Destacam-se pela variedade de suas espécies, sabores, recheios e suas artísticas embalagens. São produtos da Fábrica Meyerfreund & Cia., situada na cidade de Espírito Santo, antiga Vila Velha, no Km. 8 da Rodovia que liga a Capital àquela cidade vizinha.
2) Objetos de Concha da Cidade de Guarapari. Constam de cinzeiros, depósitos de joias, braceletes, colares, porta-retratos, enfeites, adornos, objetos de escritório artisticamente confeccionados de conchas coloridas abundantes nas praias da cidade e dos mais variados feitios.
3) Objetos e Utensílios de Jacarandá. São licoreiros, jarras, jarrões, bandejas, copos, depósitos, aparelhos de café, frasqueiras, botijas, estatuetas, enfeites e adornos diversos, fabricados com esmerado acabamento e bom gosto, por operários alemães, pertencentes à Fábrica “Santa Rita” Ind. e Com. de Madeiras Ltda., de Ernest Riusech, situada no arrabalde da Praia Comprida, Rua Eugênio Netto. Vitória.
4) Pios de Caça. Originalíssima indústria de pios de caça de grande variedade de sons, gorjeios, cantos e vozes de aves, de propriedade da família Murilo Coelho, residente na Cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no arrabalde Ilha da Luz. Muito procurados por caçadores e curiosos dada a perfeição da imitação e habilidade na confecção. São em regras feitos de jacarandá ou qualquer outra madeira de lei. Constitui a fabricação segredo dessa família, que dos avós passaram aos pais, e destes, aos filhos. Os instrumentos especiais com que são fabricados constituem, igualmente, segredo e privilégio dessa família. São em regra, de pequeno volume e de fácil manejo. Como há variedade de caças e aves que são atraídas pelo trilar dos grilos, há também aparelhos para imitação desses trilos.
5) Produtos de vime, cipós e fibras. São sombreiros, bolsas, abat-jours, cestos, depósitos, bonés, maletas, sacolas de variados feitios, tamanhos, e de acabamento caprichoso. Produtos da Fábrica “São Jorge”, instalada na cidade de Guarapari, com depósitos na Capital.
6) Cortes de Linho. Grande variedade de padrões e de cores. Produtos da “Fábrica Braspérola”. Instalada nas vizinhanças de Vitória, no Município de Cariacica, com depósitos em Vitória.
7) Biscoitos Alcobaça. Pela variedade do produto tem tido no Estado e fora dele, grande aceitação. Dirigida por químicos especializados, apresentam aspectos, embalagens artísticas e sabores variados. São procurados para festas, banquetes, coquetéis, chás, etc. São produtos da Fábrica Alcobaça, de propriedade da firma “Ramiro S.A. Indústria e Comércio”, instalada no Município de Espírito Santo (Vila Velha), com depósitos em Vitória.
8) Pedras Coradas. Procedentes das jazidas dos Municípios de Itaguaçu, Itarana e Afonso Cláudio. Destacam-se pelo tamanho e beleza do colorido. Encontram-se em estado natural e lapidadas.
9) Rendas de Bilro. De grande variedade de desenhos, linhas e larguras. Procedem das cidades praianas de Conceição da Barra, Guarapari e Anchieta, especialmente.
10) Refrigerantes Diversos. Licores, Vinhos e “Batidas” várias. Dentre os vinhos, destacam-se os de pequena fabricação caseira, nas antigas Colônias alemães e italianas, do Município de Domingos Martins. Muito apreciados e procurados.
Fontes de estudos: “Pequenas Indústrias e o Artesanato nas Antigas Colônias Estrangeiras do Espírito Santo”. Almanaque Mercantil, Industrial e Agrícola do Espírito Santo, dirigido por Godofredo da Silveira. Ano 1889. “A Terra e a Gente do Espírito Santo”. Carlos Xavier Pais Barreto. Vitória. 1952. “Catálogo da Exposição de Produtos de Fabricação Capixaba”. Quarto Centenário da Colonização do Estado. Vitória. 1935. “Novos Aspectos do Comércio e da Indústria Espírito-santense”. Antônio Francisco de Atahyde. Rev. do Instituto Histórico. Vol. 7. 1943. “O Espirito Santo e Suas Possibilidades”, Aristeu Borges de Aguiar. Vitória. 1927.
Academia Espírito-Santense de Letras
Ester Abreu Vieira de Oliveira (Presidente)
João Gualberto Vasconcellos (1° Vice-Presidente)
Álvaro José Silva (1° Secretário)
Marcos Tavares (1° Tesoureiro)
Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Vitória
Lorenzo Pazolini (Prefeito Municipal)
Estéfane da Silva Franca Ferreira (Vice-Prefeita)
Luciano Pícoli Gagno (Secretário Municipal de Cultura)
Elizete Terezinha Caser Rocha (Coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim)
Conselho Editorial
Adilson Vilaça
Álvaro José Silva
Ester Abreu Vieira de Oliveira
Elizete Terezinha Caser Rocha
Fernando Achiamé
Francisco Aurelio Ribeiro
Getúlio Marcos Pereira Neves
Organização e Revisão
Francisco Aurelio Ribeiro
Capa e Editoração
Douglas Ramalho
Impressão
Gráfica Espírito Santo
Imagens
Arquivos Pessoais
Fonte: O Estado do Espírito Santo e os Espírito-santenses - Dados, Fatos e Curiosidades (os 10 mais...) - 4° Edição (Reedição da 3ª ed. de 1971)
Autor: Eurípedes Queiroz do Valle
Compilação: Walter de Aguiar Filho, Junho/2022
Conhecendo a história conseguimos entender o nosso tempo
Ver ArtigoIriri. Deriva de reri ou riri, ostras, mariscos que se encontra em toda costa espírito-santense. Irirí vem a ser portanto local onde há abundância de ostras
Ver ArtigoAssim nasceu o Liceu, no prédio da fábrica de papéis, na rua Moreira nº 170, depois do desmonte e alienação do maquinário daquele empreendimento industrial
Ver ArtigoNo ano de 1886, administrada pelo doutor Antônio Athayde, foram feitos os reparos, sendo a obra dividida em três lances unidos por um aterro
Ver ArtigoBiscoitos Alcobaça. São produtos da Fábrica Alcobaça, de propriedade da firma “Ramiro S.A. Indústria e Comércio”, instalada no Município de Espírito Santo (Vila Velha), com depósitos em Vitória
Ver Artigo