Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Más autoridades do ES – 1782

A Terra Goytaca - Alberto Lamego, livro escrito em 1913

Em 1782, empossou-se no cargo de capitão-morgovernador Inácio João Monjardim, de quem Alberto Lamego escreveu: “autoritário e vingativo, sua fama vogava por toda a Capitania”.(57)

A justiça continuava sendo administrada pelos ouvidores, nem sempre dignos da toga que vestiam. Neste, como em numerosos outros aspectos, a situação da capitania em nada diferia do que se passava nas outras partes da colônia luso-americana. A crônica do tempo está repleta de nomes de autoridades venais, de governadores e juízes que fizeram fortunas no exercício dos cargos, traficando com tudo e com todos.

Se quase sempre as queixas das vítimas eram abafadas pelos canais que conduziam à Coroa, algumas vezes – raríssimas – os culpados recebiam punição.

Os arquivos estão devolvendo, agora, aos seus faiscadores, os gritos de revolta e os clamores dos injustiçados. E a História, impossibilitada de outra ação, aponta ao ódio e à execração a memória daqueles que oprimiram os humildes e se infamaram, alienando despachos e sentenças.

Lamego, em sua A Terra Goitacá, rememora, em páginas candentes de justa revolta, as condenáveis atitudes de Monjardim, seus prepostos e mais o ouvidor Dr. José Antônio de Alvarenga Barros Freire, alinhando série enorme de negócios escusos praticados por aqueles, sem que o último agisse, como de seu ofício. As vítimas tiveram intérprete corajoso no padre José Nunes da Silva Pires, pároco de Nova Almeida que, em dois documentos, demonstrou a extensão dos males que afligiam o povo devido à desonestidade dos responsáveis pela sua segurança e bem-estar.(58)

Embora não se tenha encontrado explicação para o fato – estranhável porque Vitória era a sede da comarca – vale recordar que os ouvidores, desde quando também não se conseguiu apurar, residiam na vila de São Salvador dos Campos dos Goitacazes. A informação está no ofício de Barros Freire (ouvidor do Espírito Santo), dirigido a Martinho de Melo e Castro, secretário de Estado, comunicando “ter tomado posse do seu logar na Villa de N. S. da Victoria cabeça da comarca e fixado residencia, como os seus antecessores, na Vila de S. Salvador dos Campos Goytacazes”. Na mesma ocasião, o ouvidor denunciava importantes extravios de dinheiro da Fazenda Real e falsificação de assinaturas. Também se gabava de ter recolhido ao cofre perto de trinta mil cruzados.(59)

 

NOTAS

(57) - LAMEGO, Terra Goitacá, IV, 90.

(58) - Terra Goitacá, IV, 87-102.

(59) - Datado: “Espírito Santo, seis de junho de 1784” (ALMEIDA, Inventário, II, 560).

 

Fonte: História do Estado do Espírito Santo, 3ª edição, Vitória (APEES) - Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Cultura, 2008
Autor: José Teixeira de Oliveira
Compilação: Walter Aguiar Filho, junho/2018

História do ES

Resumo da narrativa de Thomas Cavendish (6ª Parte)

Resumo da narrativa de Thomas Cavendish (6ª Parte)

"Revogaram minha licença de marinheiro. Essa nada edificante aventura pelos Mares do Sul fechou as portas do Sete Mares para mim”

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo