Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Arquitetura rural em Santa Teresa

Santa Teresa, ES - Brasil, 1925

Em fotos do século XIX, as casas localizadas na área rural de Santa Teresa, apresentam como característica: a frente da varanda e a escada lateral são de madeira, alta do chão, telhado coberto de tabuinhas, parede de estuque entrelaçada em taipa e o assoalho de madeira. Na maioria das construções, a estrutura da casa era toda em madeira. Somente alguns faziam os alicerces com pedra bruta da região. As janelas eram todas em madeira, sem vidro, abrindo para fora. O entorno dessas construções é completo: roda-d'água com moinho, rio passando por perto, forno a lenha, manguezais e áreas verdes, um verdadeiro sítio arquitetônico para ser recuperado.

Essas casas iniciais, situadas no atual Vale do Canaã, foram similares às da terra de origem no Norte da Itália. Na parte externa dessas casa, encontramos o forno a lenha de barro para fazer o pão. Em algumas casas, ainda há também o moinho movido por uma roda-d'água onde se preparava o fubá para fazer a polenta. Esses moinhos ficavam perto dos rios, cujas águas eram utilizadas para movê-los.

Hoje essas casas encontram-se do lado esquerdo, descendo para o "Pé da Serra", e duas delas estão situadas à direita, numa área cheia de mangueiras, juntamente com outras casas e a Igreja de São Marcos. Em frente, há um cemitério histórico de famílias imigrantes. São construções importantes na História e que deveriam passar por restaurações. Segundo Décio Cochetto e João Cochetto, essas casas foram feitas de estuque com madeira quase roliça:

Fazia-se um buraco na madeira do barrote de cima, um furo tipo rosca para encaixar e a parte de baixo era apoiada no barrote liso; pregava-se um sarrafo de um lado e outro, amarravam-se as madeiras em pé e depois uma pesoa segurava com uma tábua do outro aldo enquanto as outras pessoas jogavam o barro que ficava preso nas ripas.

O sótão, nessas casas, era o lugar onde as pessoas se escondiam quando os jagunços apareciam. O refúgio era geralmente na casa dos Caser, Dalcolmo, porteriormente os Cochetto, Perini e Tófoli, às vezes em lugares mais altos e reservados da região do vale.

 

Livro: Santa Teresa viagem no tempo (1873 / 2008)
De: Sandra Gasparin
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2012


História do ES

Surgem as Minas Gerais - Por Mário Freire

Surgem as Minas Gerais - Por Mário Freire

A quem descobrisse ouro ou prata, além do foro de fidalgo assegurara a propriedade das minas, com a obrigação apenas de pagar o quinto devido à Fazenda

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo