Cine-teatro Glória
A primeira apresentação registrada do cinema no estado do Espírito Santo foi no Éden Parque, onde hoje está o cine-teatro Glória, localizado perto da Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.
Em 1932 foi inaugurado o portentoso, para a época, cine-teatro Glória, pertencente à firma Santos & Cia., arrendatária também do teatro Carlos Gomes, transformado em sala de exibições de cinema, e do popular barracão Politeama, no Parque Moscoso, o qual, demolido, deu origem ao edifício Santa Cecília. Eram os três únicos cinemas de Vitória.
Projeto do arquiteto alemão Ricardo Wright, o cine-teatro Glória foi edificado em concreto armado, sendo que todo o cimento empregado na construção era inglês. Possui revestimento externo, em pó de pedra. Conserva resquícios da arquitetura eclética, como o uso de sacadas e balaústres, e o cuidado com coroamento do edifício, destacando-se a cúpula de cimento que marca a esquina. o Cine Teatro Glória possui mil cadeiras.
Por muito tempo teve função dupla, a de teatro e também de cinema, tendo se sobressaído na metade do século XX, a função de cinema. Era o único cinema com galerias elevadas, de onde a visão da tela de projeção era privilegiada.
Além de ter registrado a passagem de inúmeros artistas e seus maravilhosos espetáculos, o cine-teatro Glória abrigou, nos últimos tempos, o Vitória Cine Vídeo, festival de filmes e curtas que impulsionou o movimento artístico de Vitória, resgatando o centro da cidade como pólo de cultura.
Fontes: Catálogo de bens culturais tombados no Espírito Santo - Massao Ohno, 1991
http://www.zaz.com.br/pensarte/noticias/muitoespaco.html
http://www.sefaz.es.gov.br/painel/cine02.htm
Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576
Ver ArtigoA obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro
Ver ArtigoPara prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda
Ver ArtigoNo final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações
Ver ArtigoO nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto...
Ver Artigo