Escotismo – Legislação no Estado do ES, 1930
Inegavelmente, o movimento escoteiro no Espírito Santo vai num surto de progresso, que anima e faz vibrar até os mais pessimistas.
Organizada há pouco tempo a Federação Espírito Santense de Escoteiros, protegida e reconhecida por um Decreto Estadual, que pode servir de paradigma neste assunto, grande tem sido seu trabalho, valiosa tem sido sua colaboração para o engrandecimento do escotismo naquele Estado.
O principal segredo deste êxito é que no governo estadual está um escotista da velha guarda, Dr. Attilio Vivacqua, que, sabe e compreende que é a instituição escoteira. E foi por essa razão que; em vez do governo estadual se emitir a fazer experiências sobre escotismo — como tantas vezes tem acontecido — chamando qualquer pessoa de destaque ou não, digna da maior consideração e muito bem intencionada, mas que da instituição escoteira só tem conhecimentos por ouvir falar, buscou um escotista que já tivesse mostrado sua competência, cujos anos de serviço à causa do escotismo fossem penhor seguro de sua boa ação e orientação, para a novel entidade a fundar-se.
É a primeira vez que tal fato se dá entre nós. É a primeira vez que um governo vai procurar um técnico de reconhecida competência em escotismo e lhe confia a direção e organização do escotismo em seu Estado, emprestando-lhe o seu apoio decidido.
Que é recomendável, que é a melhor orientação que se pôde seguir, que o governo do Espírito Santo agiu da maneira mais acertada, estão ai os resultados, patentes até aos olhos dos incrédulos. E ainda com a agravante da presente situação não ser propicia devido à grande crise que todo o mundo atravessa.
Estas considerações vieram-nos à mente ao recebermos alguns exemplares da nova publicação da Federação Espírito-Santense de Escoteiros, editada pelo governo estadual, sob o titulo Legislação sobre o Escotismo, no Estado do Espírito Santo.
Nesta publicação estão reunidos os decretos, estatutos e regulamentos referentes ao movimento escoteiro naquele Estado. Assim, insere na integra o Decreto 10.072, que dispõe sobre o escotismo Escolar e dá outras providencias; o Decreto 10.215, que aprova os Estatutos da Federação Espírito-Santense de Escoteiros; Estatutos da Federação Espirito-Santense de Escoteiros; Decreto 10.217 que baixa o «Regulamento do Curso para instrutores do Escotismo», que é publicado na integra.
O governo estadual é digno dos maiores louvores pela bela obra que vem desenvolvendo em prol do escotismo e pela verdadeira orientação escoteira que lhe está imprimindo. A Federação Espírito-Santense de Escoteiros pode-se orgulhar da organização modelar que possui e dos dedicados dirigentes que estão à sua frente.
Hoje em dia não será possível fazer qualquer movimento escoteiro oficial nos Estados, sem ir buscar os ensinamentos que a modelar organização do escotismo espírito-santense dá e as belas lições que ministra. A uma boa organização, a boas bases, só podem corresponder bons resultados.
Gratos pelos exemplares desta preciosa publicação com que fomos distinguidos, apresentamos nossas felicitações ao governo do Estado do Espírito Santo, o senhor Dr. Attilio Vivacqua, alma do escotismo espírito-santense, e aos chefes Gabriel Skinner e Eurico Gomide, assim como à valorosa plêiade de chefes e escotistas que, num são patriotismo, estão contribuindo para o engrandecimento do escotismo e de um Brasil maior de amanhã.
(Do «Jornal do Brasil»).
Fonte: Boletim de Educação, ANNO 1, Nº 1, 1930 – Publicação trimestral da Secretaria da Instrução do Espírito Santo – Serviço de Cooperação e Extensão Cultural
Autor: Attilio Vivacqua
Compilação: Walter de Aguiar Filho, março/2017
O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico
Ver ArtigoNa Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da música popular brasileira
Ver ArtigoConstituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa
Ver ArtigoAs 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971
Ver ArtigoEm 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".
Ver Artigo