Imigração no ES
Enquanto durou o tráfico de escravos, a emigração européia era muito difícil porque o trabalho livre não podia concorrer com o trabalho escravo. Depois da proibição do tráfico, em 1850, começamos a recorrer aos imigrantes brancos para suprir as necessidades da lavoura.
Na Europa, por essa mesma época, o excesso de população se transformava em problema para muitos países. Um excesso de população representa dificuldade na procura de espaço para trabalhar e manter a vida.
Por meio de contratos, assinados pelos colonos ainda na Europa, o governo capixaba comprometia-se a lhes conceder:
1 - Transporte
2 - Hospedagem provisória em Vitória e nas colônias
3 - Assistência médica por 2 anos
4 - Um lote de terras que chegava a 60 hectares
5 - Meios de subsistência por 6 meses
6 - Instrumentos de trabalho indispensáveis à lavoura: enxadas, foices, facões e machados.
7 - Sementes e mudas de milho, feijão, batata e abóbora
8 - Um casal de porcos, 2 galinhas e 1 galo.
Algumas dessas promessas foram quebradas.
Ainda assim, os imigrantes se estabeleceram e começou a ser formada a população que habita o Espírito Santo. Somos formados por portugueses, africanos, principalmente de Açores, alemães, suíços, luxemburgueses, tiroleses, austríacos, belgas, italianos, holandeses, gregos, espanhóis, sírios e libaneses. Esses dois últimos não foram para a lavoura. Fixaram-se nas cidades, principalmente no litoral, e dedicaram-se ao comércio.
O imigrante procura o mesmo paralelo geográfico de onde saiu ou aquele da mesma latitude no outro hemisfério. O paralelo 20º marca, no Brasil, o limite da colonização européia.
No Espírito Santo, o Rio Doce, um pouco ao norte, na latitude média de 19º30', foi o limite efetivo. A colonização Sul e Centro-Européia que, aproximadamente, atravessava o paralelo 20º, se fixou principalmente às margens do Rio Doce.
Os italianos foram os que vieram em maior número. A música "Noi siamo partiti" é conhecida de muitos descendentes das famílias italianas:
Noi siamo partiti Noi siamo partiti daí nostri paesi Noi siamo partiti com grandi onori Trenta sei giorni di macchina e vapore E nella merica noi siano arrivati. Merica, Merica, Merica Cosa rara la sta Merica Merica, Merica, Merica Un bell mazzolino di fior |
E nella Merica noi siano arrivati No abbiam trovato ne paglia e ne feno Abbiam dormito sul nudo terrno Come le bestie che vano riposar Ala Merica l'e lunga l'arga E l'e composta di Boschi e montagne E coll'industria di boschi e mantagne E coll'industria dei nostri italiani Abbiam formato paesi e citta |
Os principais focos de imigrantes do Espírito Santo são:
Alemães
Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Domingos Martins e Marechal Floriano.
Italianos
Nova Venécia, Santa Leocádia, São Mateus, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Rio Bananal, Baixo Guandu, Itapira, Colatina, Baunilha, Itaimbé, Acioli, Cavalinho, São João de Petrópolis, João Neiva, Itaguaçu, Ibiraçu, Itarana, Santa Teresa, Fundão, Santa Cruz, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Araguaia, Matilde, Alfredo Chaves, Castelo, Vargem Alta, Iconha, Anchieta, Rio Novo do Sul e Muqui.
Libaneses
Alegre, Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul.
Todos esses povos foram ativos trabalhadores e deixaram sensíveis influências na cultura do Espírito Santo.
No mapa ao lado saiba como percorrer as estradas que cortam o Espírito Santo para que você conheça de perto a sua origem.
Fontes:
Novo Atlas Escolar do Espírito Santo, 1997 - Neida Lúcia Moraes
História do Espírito Santo - Uma abordagem didática e atualizada - 1535 - 2002 - José P. Schayder
IPES
Compilação:Walter de Aguiar Filho, outubro/2012
Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576
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