Lembranças do internauta
Sou neto do falecido Alfeu Coutinho. Sobrevivia de apanhar madeira na Ponta da Fruta e vender na sua casa na R. São Luiz em Aribiri. O pai do Guilherme, o sr. Vitorino Rauta o conheceu. Constantemente estava por aquelas bandas, numa casa de estuque do meu avô, já demolida. Não tinha luz, ônibus e nem água encanada. Era vela ou lamparina e poço. Só existiam três comércios: do Zé Brasilício, D. Judite-mãe do Jorge Goes-ex-presidente do Tribunal de Justica e do Sampaio.
A lagoa era usada para banho de limpeza corporal e lavar roupa. A carona para ida e vinda era fornecida pelo EUSÉBIO, motorista da prefeitura de Vila Velha, e eterno técnico de futebol, numa caçamba. Joguei vários anos pelo Atlântico F.C, mesmo tendo de me deslocar de PAUL. Estas lembranças me vieram há mente com a foto da Igreja da Ponta da Fruta. Incluir há ponte Madalena, Barramar,etc. Apanhava o bonde em Paul e soltava em frente há Praça D.Caxias e seguia para o Colégio Marista. Estudei lá, ano de 1958.
Fui do tempo do Albuíno ex-governador e Ivanovitch, goleiro do Atlético. Maurinho, João Manoel, Domicio, Julio Prates (foi da minha sala) Chicô,todos médicos.
Servindo o Exército soltava defronte ao BC. Tomei muito banho na prainha em frente a entrada antiga do Convento. O CABEÇÃO ainda vive em Atayde. Quantas recordações. Enviei para muitos/as pessoas.
Encerro citando Ataulfo Alves: "Eu daria tudo que tivesse, prá voltar aos dias de criança, eu não sei prá que que a gente cresce, se não sai da mente esta lembrança". Mostrei para meus filhos/as e esposa as fotos. Infelizmente não sei se a nova geração conseguirá ter uma coisa que tivemos: SEGURANÇA. Andavamos a qualquer hora do dia ou da noite por nossa linda cidade e ninguém era assaltado ou morto.
Desculpem se tomei o precioso tempo de vocês, mas não suportei e tive que escrever estas singelas palavras.
Por: Nilo walter - Itapuã
LINKS RELACIONADOS:
>> Memórias de um canela-verde
>> Sessão Nostalgia...
>> Reminiscências
>> A última lancha da noite
>> O acordeom de Edson Quintaes
>> Entrevista com Cabeção
GALERIA:
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo