Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Lembranças do internauta

Ponta da Fruta, anos 50

Sou neto do falecido Alfeu Coutinho. Sobrevivia de apanhar madeira na Ponta da Fruta e vender na sua casa na R. São Luiz em Aribiri. O pai do Guilherme, o sr. Vitorino Rauta o conheceu. Constantemente estava por aquelas bandas, numa casa de estuque do meu avô, já demolida. Não tinha luz, ônibus e nem água encanada. Era vela ou lamparina e poço. Só existiam três comércios: do Zé Brasilício, D. Judite-mãe do Jorge Goes-ex-presidente do Tribunal de Justica e do Sampaio.

A lagoa era usada para banho de limpeza corporal e lavar roupa. A carona para ida e vinda era fornecida pelo EUSÉBIO, motorista da prefeitura de Vila Velha, e eterno técnico de futebol, numa caçamba. Joguei vários anos pelo Atlântico F.C, mesmo tendo de me deslocar de PAUL. Estas lembranças me vieram há mente com a foto da Igreja da Ponta da Fruta. Incluir há ponte Madalena, Barramar,etc. Apanhava o bonde em Paul e soltava em frente há Praça D.Caxias e seguia para o Colégio Marista. Estudei lá, ano de 1958.

Fui do tempo do Albuíno ex-governador e Ivanovitch, goleiro do Atlético. Maurinho, João Manoel, Domicio, Julio Prates (foi da minha sala) Chicô,todos médicos.

Servindo o Exército soltava defronte ao BC. Tomei muito banho na prainha em frente a entrada antiga do Convento. O CABEÇÃO ainda vive em Atayde. Quantas recordações. Enviei para muitos/as pessoas.

Encerro citando Ataulfo Alves: "Eu daria tudo que tivesse, prá voltar aos dias de criança, eu não sei prá que que a gente cresce, se não sai da mente esta lembrança". Mostrei para meus filhos/as e esposa as fotos. Infelizmente não sei se a nova geração conseguirá ter uma coisa que tivemos: SEGURANÇA. Andavamos a qualquer hora do dia ou da noite por nossa linda cidade e ninguém era assaltado ou morto.

Desculpem se tomei o precioso tempo de vocês, mas não suportei e tive que escrever estas singelas palavras.

Por: Nilo walter - Itapuã

 

LINKS RELACIONADOS:

>>  Memórias de um canela-verde
>>  Sessão Nostalgia... 
>> Reminiscências
>>
 
A última lancha da noite
>> O acordeom de Edson Quintaes 
>> Entrevista com Cabeção 



GALERIA:

📷
📷


Matérias Especiais

Crônica de Victória

Crônica de Victória

Gostei muito da matéria sobre "Victória". Quando vi a foto da Prefeitura de Vitória, lembrei-me de fatos de minha infância (tinha uns 5 anos por ai....).

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo
Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo