Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

O cacau em Linhares

Cacau de Linhares

A cidade de Linhares, no Norte do Espírito Santo, é famosa por ser o maior produtor de cacau no Estado. E a produção desse fruto, que dá origem ao chocolate, produziu também muitas riquezas e poder.

As grandes fazendas de cacau foram responsáveis pela ascenção econômica e política de produtores.

O baiano Filogônio Peixoto, que era um próspero fazendeiro, mas não residia em Linhares, foi o primeiro proprietário da Fazenda Maria Bonita, localizada no baixo Rio Doce, considerada até hoje a maior propriedade cacaueira do Espírito Santo.

Em outra época, essa mesma fazenda pertenceu ao ex-governador José Moraes, que chegou a construir até um campo de aviação na propriedade - que hoje está desativado.

Atualmente, a Fazenda Maria Bonita pertence ao produtor rural Jairo Corrêa. Nela estão plantados cerca de 400 mil pés de cacau.

O também baiano Manoel Salustiano de Souza, amigo de Filogônio Peixoto, foi outro produtor rural que deixou sua marca como grande cacauicultor. Ele foi eleito o primeiro prefeito de Linhares.

Manoel Salustiano era sogro de Emir de Macedo Gomes, outro grande produtor rural que fez fortuna ao explorar a lavoura cacaueira e que também assumiu o cargo de prefeito da cidade.

Entre os produtores do fruto que alcançaram sucesso na política está ainda Waldemar Borges da Silva, um próspero fazendeiro que também veio da Bahia.

Ao adquirior terras, tornou-se proprietário de seis fazendas que possuem uma área total de 400 hectares e tem 300 mil pés de cacau plantados. Waldemar Borges foi vereador por três mandatos e secretário de Agricultura.

Já o produtor rural Emir de Macedo Gomes Filho seguiu os rumos do pai na lavoura de cacau e na poítica.

Curiosidades

A partir de 1916, o governo do Estado, através de Bernardino da Costa Monteiro e do secretário de Agricultura da época, Nestor Gomes, passou a incentivar a cacauicultura no baixo Rio Doce.

O governo fez o recenseamento de terras, o que ajudou os produtores a desenvolver a cultura do cacau na região.

No ano seguintem, chegou ao município o baiano Filogônio Peixoto, próspero fazendeiro do sul da Bahia.

Ele deu novos rumos à cultura do cacau na região e foi considerado o patrono da lavoura cacaueira nas imediações do Rio Doce.

Já em 1921, Nestor Gomes sancionou uma lei concedendo terras aos agricultores que se dedicassem à cultura do cacau.

Com isso, as lavouras se expandiram e se tornaram referência econômica, social e política para Linhares - posição na qual permanecem até os tempos atuais.

Fonte: A Tribuna (22/02/2009).

LINKS RELACIONADOS:

 Linhares

Curiosidades

Monografia sobre o Morro do Moreno

Monografia sobre o Morro do Moreno

Vamos ajudar o Douglas Barcellos de Oliveira a finalizar a sua monografia sobre o Morro do Moreno? É só responder o questionário e enviar!

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Praias - As 10 mais frequentadas por Eurípedes Queiroz do Valle

Iriri. Deriva de reri ou riri, ostras, mariscos que se encontra em toda costa espírito-santense. Irirí vem a ser portanto local onde há abundância de ostras

Ver Artigo
O Liceu: uma fábrica que virou escola - Por Gabriel Bittencourt

Assim nasceu o Liceu, no prédio da fábrica de papéis, na rua Moreira nº 170, depois do desmonte e alienação do maquinário daquele empreendimento industrial

Ver Artigo
Barra do Jucu – Por Seu Dedê

No ano de 1886, administrada pelo doutor Antônio Athayde, foram feitos os reparos, sendo a obra dividida em três lances unidos por um aterro

Ver Artigo
Lembranças, Presentes e Souvenires do ES - Os 10 mais curiosos (1971)

Biscoitos Alcobaça.  São produtos da Fábrica Alcobaça, de propriedade da firma “Rami­ro S.A. Indústria e Comércio”, instalada no Município de Espírito Santo (Vila Velha), com depósitos em Vitória

Ver Artigo
Características Naturais do Espírito-Santense - Por Eurípedes Queiroz do Valle

1) A saudação. Trata-se de uma exclamação de cunho amistoso, usada para saudar amigos e conhecidos. É representada por um “Ei!” pronunciado com uma en­tonação especial de voz

Ver Artigo