Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

O Rei Café

Cafezal

O café foi a redenção da economia do Espírito Santo, estagnado pela corrida do ouro para Minas Gerais no século XVIII. Graças ao seu cultivo, foram criadas as condições para um crescimento respeitável a partir de então, isso já no século XIX.

O primeiro registro do café no Estado data de 1811, transformando-se no nosso principal produto em 1830 e passando a representar 95% da receita do Espírito Santo em 1903.

O café provocou a primeira revolução na economia capixaba com a abertura da fronteira agrícola através do desmatamento de vastas áreas para o plantio, permitindo o povoamento do interior.

Para escoar a produção da nova cultura, surgiram os primeiros investimentos na infra-estrutura do Estado: estradas foram abertas, as vias de comunicação melhoradas, os portos foram aperfeiçoados, rios desobstruídos, ferrovias construídas e introduzidos barcos a vapor.

O café provocou também o crescimento da arrecadação de impostos, permitindo a realização de obras públicas que beneficiaram toda a população: obras de saneamento, iluminação pública, bondes elétricos, escolas e melhor organização dos serviços de correios e telégrafos.

 

Fonte: A Tribuna - 21/05/2000.

História do ES

A História da Consagração a Nossa Senhora do Rosário

A História da Consagração a Nossa Senhora do Rosário

Gether Lima, grande pesquisador da história da Igreja do Rosário, relata como se deu no mundo a Consagração a Nossa Senhora do Rosário

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo