Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Franciscanos no ES

Frei Pedro Palácios

O trabalho religioso dos franciscanos no Espírito Santo tivera início com Frei Pedro Palácios. E continuou com a chegada de Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas, que já não encontraram o donatário Vasco Coutinho Filho, falecido meses antes.

Os franciscanos foram recebidos festivamente pela nova governadora, Luisa Grinalda, e pelo seu adjunto, o Capitão Miguel Azeredo; pelo vigário da Vila de Vitória, Padre Francisco Pinto; e autoridades da terra.

Tempos após a chegada, esses religiosos iniciaram a construção, em Vitória, do Convento de São Francisco, em terreno doado à Ordem, por escritura assinada pela governadora, pelo seu adjunto e demais autoridades constituídas. A construção iniciada em 1591, considerada como o convento franciscano mais antigo do sul do Brasil, foi o primeiro prédio da cidade a ter água encanada, em 1643.

No seu pátio central sob a estátua de Nossa Senhora da Penha encontram-se os restos mortais dos principais freis que aqui trabalharam.

Luísa Grinalda doou também aos franciscanos o terreno do Convento da Penha, que fazia parte de sua propriedade (contíguo), a fazenda do Moreno. Ela conviveu com Frei Pedro Palácios e foi testemunha de sua generosidade e abnegação.

Depois da chegada dos franciscanos, vieram para o Espírito Santo os beneditinos, representados pelos sacerdotes Frei Damião da Fonseca e Irmão Basílio.

 

Fonte: A Saga do Espírito Santo - Das Caravelas ao Século XXI

 

LINKS RELACIONADOS:

>> O auto de frei Pedro Palácios 
>>  Santificado seja o Vosso Nome 
>>
 O Místico e o Convento da Penha 
>> Carta de doação do Convento da Penha  
>> O Convento, no Alto da Penha 



GALERIA:

📷
📷


Religiosos do ES

Os Náufragos Jesuítas, em 1573

Os Náufragos Jesuítas, em 1573

Aos 28 de abril de 1573, os padres Tolosa, Luis da Grã, Antônio da Rocha, Vicente Rodrigues, Fernão Luiz, Irmãos Bento de Lima e João de Souza, viajando para Porto Seguro, naufragaram na foz do Rio Doce

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Diocese do Espírito Santo: 90 anos – Por Elmo Elton

A criação do Bispado do Espírito Santo se deu a 15 de novembro de 1895, mediante decreto da Sagrada Congregação Consistorial

Ver Artigo
As Fazendas Muribeca, Itapoca, Araçatiba e Carapina

A Fazenda de Muribeca tendo prosperado muito a princípio, chegando a possuir cerca de 2.000 cabeças de gado, tinha uma igrejinha que ainda existe até hoje dedicada a N. S. das Neves

Ver Artigo
Morte do Apóstolo do Brasil, em Anchieta – ES

Ali morreu o Apóstolo do Brasil, em 09/06/1597. Seu corpo foi trasladado para a vila da Vitória, sendo sepultado na igreja de Santiago

Ver Artigo
Igreja e Residência dos Reis Magos: uma proposta de utilização

Basta que se restaure o retábulo para receber de volta o quadro dos Reis Magos que já se encontra totalmente restaurado

Ver Artigo
Depoimentos de Anchieta sobre os índios

É o Espírito Santo a terra mais acomodada e aparelhada para a conversão, que há em toda a costa

Ver Artigo