Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Franciscanos no ES

Frei Pedro Palácios

O trabalho religioso dos franciscanos no Espírito Santo tivera início com Frei Pedro Palácios. E continuou com a chegada de Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas, que já não encontraram o donatário Vasco Coutinho Filho, falecido meses antes.

Os franciscanos foram recebidos festivamente pela nova governadora, Luisa Grinalda, e pelo seu adjunto, o Capitão Miguel Azeredo; pelo vigário da Vila de Vitória, Padre Francisco Pinto; e autoridades da terra.

Tempos após a chegada, esses religiosos iniciaram a construção, em Vitória, do Convento de São Francisco, em terreno doado à Ordem, por escritura assinada pela governadora, pelo seu adjunto e demais autoridades constituídas. A construção iniciada em 1591, considerada como o convento franciscano mais antigo do sul do Brasil, foi o primeiro prédio da cidade a ter água encanada, em 1643.

No seu pátio central sob a estátua de Nossa Senhora da Penha encontram-se os restos mortais dos principais freis que aqui trabalharam.

Luísa Grinalda doou também aos franciscanos o terreno do Convento da Penha, que fazia parte de sua propriedade (contíguo), a fazenda do Moreno. Ela conviveu com Frei Pedro Palácios e foi testemunha de sua generosidade e abnegação.

Depois da chegada dos franciscanos, vieram para o Espírito Santo os beneditinos, representados pelos sacerdotes Frei Damião da Fonseca e Irmão Basílio.

 

Fonte: A Saga do Espírito Santo - Das Caravelas ao Século XXI

 

LINKS RELACIONADOS:

>> O auto de frei Pedro Palácios 
>>  Santificado seja o Vosso Nome 
>>
 O Místico e o Convento da Penha 
>> Carta de doação do Convento da Penha  
>> O Convento, no Alto da Penha 



GALERIA:

📷
📷


Religiosos do ES

Educação Jesuítica no Espírito Santo

Educação Jesuítica no Espírito Santo

Essas manifestações mostram que a escassez de artífices e oficiais obrigava os jesuítas a se tornarem também mestres de ofícios, ensejando a que formassem numerosos discípulos nas artes de tecelagem, da carpintaria, da ferraria ou da sapataria

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

E o Ururau zarpou...

Com lenços e lágrimas, famílias desesperadas acenaram para os homens da província que foram sequestrados dois dias antes, durante a procissão de Corpus Christ nas ruas da cidade

Ver Artigo
Cronologia do Convento da Penha

Cronologia da história do Convento da Penha

Ver Artigo
A Construção do Convento da Penha (Parte II)

JABOATÃO não especifica o dia do lançamento da pedra fundamental; mas parece que já foi em fins do ano, pois em meados de 1652

Ver Artigo
A Construção do Convento da Penha (Parte I)

No ano imediato de 1651 o Custódio Frei Sebastião do Espírito Santo lançou a pedra fundamental nos alicerces

Ver Artigo
A Construção do Convento da Penha (Parte III)

Em1653, o Convento ainda não acabado recebeu de D. João IV uma ordinária do Rei

Ver Artigo