Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Folia de Reis

Reis Magos

Os bonecões, o Boi Pintadinho, o Bicho Jaraguá "de corpo de gente e cabeça de animá", as danças de quadrilha, as rodas negras do Jongo tantas vezes organizadas para saudar Santo Antônio e, principalmente, as Folias de Reis que, a cada ano, revivem na fé a viagem dos três Reis Magos a Belém, para visitar o Cristo nascido.

Essas são apenas algumas das manifestações culturais que fazem da região da Bacia do Rio Itabapoana um caldeirão de culturas, em que se mesclam elementos religiosos e profanos. A pesquisa e o resgate de todo esse universo de simbolismo foi realizado em 2007 pelo Projeto Resgate Cultural da Bacia do Rio Itabapoana, uma iniciativa do Sebrae do ES, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por meio da Fundação de Arte de Ouro Preto.

Ao todo, foram 19 município pesquisados e 24 oficinas ralizadas. O trabalho reuniu pesquisadores, fotógrafos, escritores e historiadores, alémde 420 alunos, paróquias e associações de artesãos.

"Por meio do projeto foram identificados os mestres detentores de saberes e afazeres tradicionais, que se encontram em risco de desaparecimento na região", explicou Frei Damião, diretor-presidente do consórcio da bacia do Rio Itabapoana.

Ele lembrou que o município realiza o maior encontro de Folias de Reis do país, que reúne 90 folias de Reis do Rio, Minas, São Paulo, Bahia e ES.

Em São Pedro do Itabapoana, Mimoso do Sul, as rodas de sanfona e viola são comuns nas esquinas e bares e dão harmonia sonora ao cenário remanescente do ciclo cafeeiro: uma igrejinha do final do século 19 ao centro e, ao redor, o belo casario preservado sobre ruas de pedra. Há 20 anos, o povoado foi tombado como patrimônio cultural e, há 10, sedia o Festival de Inverno de Sanfona e Viola. O evento reúne músicos e turistas de todo o país.

Fonte: A Tribuna (07/10/2007)

Nota do Site: Esperamos que o novo prefeito de Vila Velha pesquise tantas iniciativas que têm dado certo na área de cultura e folclore do país e incremente a cultura e turismo da nossa cidade, principalmente na região da Prainha. Que, além de usar nosso site como fonte de pesquisas, entre em contato com os moradores mais antigos da cidade e ouça as contribuições que eles têm a dar para o resgate da cultura capixaba. 

Clique sobre os links abaixo e conheça um pouco mais da memória viva da cidade:

>> Edward D'Alcântara 
>> Arnaldo Barros 
>> Fernando Oliveira

LINKS RELACIONADOS:

 Mitos e Lendas de Vila Velha
 Folclore de Vila Velha 
 Antigos Festejos de Vila Velha  
>> Festejos de Natal: Reis  
>> Folclore Capixaba   
>>  Memórias de um canela-verde 
>> Rios do ES 

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo